Redes Sociais

Nosso Whatsapp

 (83) 9 9314-1313

Encontre o que deseja

NO AR

A NOTÍCIA

    Brasil

Lagoa de Dentro sedia curso Estadual de Finanças Solidárias com o tema: Bancos comunitários e a mudança financeira

Publicada em 23/12/16 as 23:02h por Jobson Soares - 525 visualizações

Compartilhe
   
Link da Notícia:
 (Foto: Agnaldo Vasconcelos )

Na última semana foi realizado em Lagoa de Dentro no brejo paraibano, o primeiro curso de finanças solidárias da Paraíba. Evento esse que faz parte do mês da economia solidária no estado, realizado pelo Projeto Ações Integradas em Economia Solidária (PAIES), Incubadora de Empreendimentos Solidários da Universidade Federal da Paraíba (INCUBES-UFPB) e Secretaria Executiva de Segurança Alimentar e Economia Solidária do Estado da Paraíba (SESAES-PB).

Foto: Mesa de abertura do evento

Fonte: Arquivo Adurld


O curso teve como objetivo proporcionar aos bancos comunitários participantes do projeto um debate ainda maior sobre a temática da economia solidárias, finanças solidárias e os bancos comunitários.


Na oportunidade, foi criada a rede paraibana de bancos comunitários, que conta com quatros bancos comunitário da Paraíba: Banco Lagoa; (Lagoa de Dentro), Banco Jardim Botânico; (João Pessoa), e Banco Maringá da cidade de Pombal.

O evento contou com a presença de várias autoridades, dentre elas, o prefeito da cidade, Fabiano Pedro, que falou da importância da moeda social para município, e de que futuramente a prefeitura passaria a apoiar o projeto de outras maneiras. Além da vereadora Neta de Ciano, que participou da mesa de abertura representando o legislativo. Também esteve presente membros de vários bancos comunitários espalhados pelo estado da Paraíba, a exemplo do Banco Comunitário Maringá da cidade de Pombal e do banco Jardim botânico da cidade de João Pessoa, além de alunos do IFPB, e de comerciantes locais.


No primeiro dia de evento teve inicio com uma analise da atual conjuntura política, que contou com a fala de dois professores, ambos do segmento da economia Solidária no Estado. O professor de Filosofia da UFPB, Cícero Pedrosa e da Professora da UFRN, Rosangela Alves, que discorreram sobre a importância da economia solidária para o estado, e como a autogestão pode beneficiar toda uma família, falaram ainda das atuais dificuldades encontrada pelo projeto para conseguir recursos do governo Federal.

Foto: Momento Final do curso

Fonte: Arquivo ADURLD 


Logo mais a tarde houve um momento de muita importância para o ramo da economia solidária, foi à criação da rede paraibana de bancos comunitários, leu-se a carta de Lagoa de Dentro assinada pelos três bancos comunitários que estiveram presente no evento, formalizando assim a criação da Rede Paraibana de Bancos Comunitários. Momento esse de suma importância para o segmento, afirmou Agnaldo Vasconcelos, coordenador do Banco Comunitário de Desenvolvimento de Lagoa de Dentro. Vale lembrar que a cidade de Lagoa de Dentro desde o ano passado faz parte do mês da economia solidária do governo do Estado.

Foto: Feira de Economia Solidária

Fonte: Arquivo Adulrd 


O evento culminou a com a Feira de Economia Solidária Arte e Cultura de Lagoa de Dentro, que chegou ao primeiro ano de realização. A feira acontece sempre no primeiro sábado de cada mês no calçadão da Lagoa Francisco Soares, em Lagoa de Dentro.


Por Jobson Soares 

Extensionista

 da INCUBES/UFPB 






Nosso Whatsapp

 (83) 9 9314-1313

Visitas: 137421 |  Usuários Online: 58

A Rádio da Gente! Seja bem vindo ao nosso site! - Todos os direitos reservados